quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Restaurante Raruz 21 - Cozinha Contemporânea

Ontem, fomos jantar no restaurante Raruz 21 - Cozinha Contemporânea. Com um ambiente muita aconchegante, optamos por uma mesa redonda de 10 lugares. A dica foi do marido da prima do meu marido. A ideia do restaurante é trazer para a culinária contemporânea sabores da Amazônia - como jambu, tucupi, açaí - com algumas referências da cozinha paraense.

O Carpaccio com folhas cruas de Jambu é simplesmente divino. O Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea), é uma erva típica da região norte do Brasil que proporciona uma leve sensação de anestesia na boca. (Fonte: Wikipedia - Jambu). O cardápio possui uma variedade interessante de pratos, sendo o pato o grande carro-chefe.

Pato
Camarão com Jambu
A maioria dos presentes optou pelo Pato e eu fiquei com o Camarão. Gostei muito da apresentação dos pratos e dos sabores, embora eu tenha gostado mais do Jambu cru ao invés do cozido.

Infelizmente, esqueci de fotografar a sobremesa, mas o petit gateau de cupuaçu com calda de laranja e sorvete de tapioca também recebeu grandes elogios, assim como o sorvete de castanha-do-pará.

Não é um restaurante barato, mas a experiência de provar novos sabores e combinações vale a visita.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Meu voto é de Goiânia

Sim, agora o meu voto é oficialmente de Goiânia. Depois de um ano morando aqui, resolvi transferir o meu título de eleitor e aproveitei também para atualizar o meu cadastro - agora com o nome de casada. Com a mudança, farei parte da meta do TSE de recadastrar 10 milhões de eleitores para as eleições de 2012.

Mesmo com a possibilidade de agendarmos o nosso recadastramento, decidimos ir direto a Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Av. Mutirão - Setor Marista. Estava bastante cheio; por isso, optamos pela seguinte estratégia: pegar a senha e sair para resolver outras pendências. Funcionou e ficamos lá apenas 20 minutos. Para quem não quer perder tempo, vale a pena fazer o agendamento.

Recadastramento Biométrico
O projeto piloto de recadastramento eleitoral para atualização de dados e a coleta de impressões digitais teve início em 2007, em três municípios, que somavam 42 mil eleitores. Nas eleições gerais de 2010, 1,1 milhão de eleitores experimentou a nova tecnologia, que permite a identificação por um leitor biométrico acoplado à urna eletrônica.

Em Goiânia, o prazo para o recadastramento termina em 1º de março, e podem ser feitos nos postos do TRE nas unidades do Vapt Vupt, no Setor Pedro Ludovico (Av. Radial nº 426); na Av. Anhanguera (entra a Av. Tocantins e a Rua 9, no Centro); e na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Av. Mutirão - Setor Marista. 

Por que devemos fazer?
O recadastramento é o primeiro passo para que, em um futuro próximo, os cidadãos recebam o Registro de Identidade Civil (RIC) - documento único que substituirá a carteira de identidade, o CPF e o Título de Eleitor.

Mais informações sobre biometria e recadastramento biométrico, basta clicar aqui.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Santuário de Vida Silvestre Vagafogo - Pirenópolis

Um dos lugares que eu sempre faço questão de indicar ou levar os meus convidados é o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, em Pirenópolis.

Primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural do Estado de Goiás e uma das seis primeiras criadas no Brasil, a Fazenda Vagafogo é formada por cerrado, cerradão e mata ciliar e é cortada pelo rio Vagafogo, que dá nome a reserva.

Além das cachoeiras e piscinas naturais, trilhas e passarelas de madeira em meio a um cenário típico do Cerrado, eles - sem dúvida - possuem um dos melhores brunchs que eu já comi na vida! Servido das 9h às 16h, a variedade é imensa. São servidos: Pães: integral, branco, pão de mel; 10 sabores de geleias; 5 sabores de Chutneys; Queijo fresco; 3 sabores de requeijão; Requeijão cremoso; Requeijão caipira; Omelete; Pão de queijo; Biscoito de queijo; Broa de milho (a minha favorita!); Salada de frutas; Granola; Mel; Coalhada; Chanclish; Pasta de pequi cremoso; Manteiga; Waffle; Tortinha de banana com chantilly; Carne; farofa cearense; alho frito; 2 tipos de suco; café; leite; toddy e chá. Ah! E muitas das coisas servidas no brunch são produzidas na própria Fazenda e alguns também são vendidas.

Sim, é muita comida. Tanto que depois desta orgia gastronômica, eu sempre deito nas redes para dar uma cochiladinha. Agora, se você comeu tudo isso e ainda está cheio de energia para gastar, lá eles possuem atividades como arvorismo e rapel.

Como chegar
De Goiânia até Pirenópolis são cerca de 120Km e mais 5Km do centro da cidade até a Fazenda Vagafogo. Há placas indicativas ao longo do caminho para a Reserva e leva-se em média 20 minutos da cidade até a fazenda.

De outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, é possível checar os trajetos aqui.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cinema Alemão no Cine Ouro

No sábado à noite, fomos ao Cine Ouro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, assistir a um filme alemão. A Mostra com filmes alemães ficará em cartaz até o dia 31 de janeiro - o valor do ingresso é bem simbólico (R$ 1,00). E, a cada dia, um filme diferente é apresentado em três opções de horários: 12h30, 15h e 20h.

O espaço antigo está até bem conservado, mas passa longe da modernidade - embora, isso também tenha lá o seu charme.

No dia 21, o filme "O Capitão de Köpenick¨ (Der Hauptmann von Köpenick), produzido na Alemanha em 1956, era a estrela da noite. A comédia conta a história de Wilhelm Voight, que tem uma ficha considerável de antecedentes criminais. Na prisão, ele aprende o ofício de sapateiro e lê muitos livros militares. Libertado, sem documentos e trabalho, compra um uniforme de capitão de segunda mão e ocupa, com alguns homens "subalternos", a prefeitura de Köpenick. Como ali não são emitidos documentos, Voight confisca o tesouro municipal e desaparece. O filme relata uma história real ocorrida em 1906.

Para quem ficou interessado, aqui é possível ver toda a programação de janeiro.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Restaurante Emi Cozinha Emocional

Sensacional! Fazia tempo que um restaurante não me impressionava tão positivamente: ambiente, comida, atendimento. Tudo estava impecável!
Parte do salão do Emi Cozinha Emocional
O restaurante Emi Cozinha Emocional, localizado no Setor Marista (Rua 1129, 146) - um dos bairros mais badalados da cidade, ocupa uma bonita casa residencial. Objetos antigos, imagens de santos, flores, louças de porcelana, cores se misturam para compor um ambiente aconchegante e cheio personalidade. Não é só um restaurante, é um espaço para se deliciar com uma ótima comida.

O cardápio do almoço executivo (R$ 27,90) é composto por uma salada e um prato principal, mas os pratos mudam semanalmente. Optamos por uma salada Marroquina para começar e escolhemos um peixe como prato principal (foto). Para acompanhar, pedi uma Limonada Suíça - a carta de vinhos ficará para a próxima oportunidade.

Uma das opções de salada.
O nosso prato principal
Depois de nos deliciarmos com a comida e os sucos (todos estavam excelentes), o garçom nos apresentou as opções de sobremesa. É tão charmoso o modo como elas são servidas, que os doces ficam até mais apetitosos! Impossível recusar. Não recusei e me deliciei - valeu a pena! Porém, se os doces não agradarem - o que eu acho bem difícil - há o sorvete Diletto.
Sobremesas 
Para finalizar um café Nespresso.

Nota 10 para o atendimento atencioso, a apresentação e o sabor dos pratos, a decoração do ambiente. Este, com certeza, já está na minha lista de favoritos! #Indico


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O lanche de Rua

Uma coisa que em São Paulo não faço de jeito nenhum é comer lanche naqueles trailers de rua. No passado, mas bem no passado mesmo, assumo que comi alguns cachorros-quente pós-balada. Depois, "cresci" e não tive mais coragem de enfrentar um sanduba de trailer.

Porém, aqui em Goiânia os Pit-dogs, como são conhecidos, são um sucesso!

Em minha primeira vinda à cidade, em 2007, provei e adorei o lanche do Buldogs. Fiquei viciada no Trivial (Pão, carne queijo, ovo e salada), o meu predileto. Hoje, quando não quero enfiar o pé na jaca, opto pelo Queijo Simples (Pão, carne de frango, queijo e salada - no pão sírio).

Uma coisa engraçada aqui é que todos os sanduíches vem com salada! Isso mesmo, tanto o X-burger quanto o Queijo Simples tem salada. Então, se você não é fã, avise para não colocarem.

O sucos também são deliciosos e, por aqui, eles adoram o tal do Creme. Traduzindo: creme é a fruta batida com leite ou vitamina para nós de SP.

O Buldogs é super conhecido e vive lotado, então, algumas vezes a paciência será necessária. Já o delivery deles costuma chegar rápido - sim, eles entregam!

Como eu virei cliente fiel e não provei outros lugares - na verdade, provei um tão ruim que fiz questão de apagar o nome da minha cabeça -; por enquanto, só tenho ele para indicar. Comam com moderação hein! ;)



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Corrida e Caminhada na Alameda Ricardo Paranhos

Inaugurada em agosto de 2011, a pista para Corrida e Caminhada na Alameda Ricardo Paranhos é uma boa dica para quem gosta da modalidade. Batizada de Alameda Bem-Estar, possui 1,9 mil metros de pista de corrida, iluminação em LED, bebedouros com base de granito, academia pública e bancos.


E semana passada, fizemos a nossa estreia na pista. Gostei bastante do percurso, que é bem tranquilo e gostoso para treinar.

Em todo o trajeto é possível encontrar grupos de corrida que se reúnem para treinar. O grupo da academia Bodytech treina por lá de segunda a quinta-feira, sempre às 19 horas, com a coordenação da Professora Aline Mirian.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A vaidade das mulheres goianas

A vaidade das mulheres goianas deve ser uma das maiores do país! Com os cabelos e unhas sempre em dia, fica fácil imaginar o porquê: basta andar pelas ruas para ver a quantidade de salões de beleza espalhados pelo cidade. E eles vão do sofisticado ao mais simples, sem distinção.

Só aqui perto da minha casa, posso contar cerca de 8 salões em um raio de 3 quarteirões - e pode apostar que eu esqueci alguns! Um dos que eu mais frequento é o Unhas Fast, que é de uma carioca.

A carioca Débora também mudou para Goiânia há 1 ano e foi assim, meio sem querer, que nos tornamos amigas. Responsável por abrir a primeira unidade do Unhas Fast pertinho da minha casa, nos conhecemos e começamos a conversar muito sobre as particularidades da cidade, o que mais sentimos falta das nossas cidades-natal e a nossa nova rotina de vida. Afinal, as diferenças culturais existem - independente se as achamos boas ou ruins.

Voltando ao papo beleza, o salão montado por ela possui uma estrutura diferenciada. Adoro as cores do espaço, as cadeiras de couro reclináveis e o atendimento impecável! Resultado: vaidade goiana + bom atendimento e preço = a abertura da terceira filial! Isso mesmo! Três filiais em menos de 1 ano! E todas na mesma região.

Se tem demanda? Basta ligar e se deparar com as agendas sempre lotadas. A unidade 3, localizada no Goiânia Shopping, é a única que não marca horário.

Não importa se são as unhas ou os cabelos, vaidade combina com essa cidade. E se o meu grau de vaidade aumentou? Ele continua do mesmo jeito. Não virei refém dos cabelos sempre escovados, mas tenho mantido as unhas sempre feitas. Afinal, fazer unha em Goiânia acaba sendo, muitas vezes - tudo depende de onde você frequenta claro - mais barato do que em São Paulo.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Turistas têm dificuldade para andar por Goiânia


Olha só que coincidência! Crio o blog e, no mesmo dia, o Jornal Anhanguera (jornal local daqui) faz uma matéria justamente sobre a dificuldade dos turistas em chegar aos pontos turísticos!

Como eu ando em Goiânia se as placas não são tão satisfatórias? GPS! Mesmo quando ele resolve me boicotar e me mandar para lugares errados ou não localiza o número que eu preciso. Como o turista resolveu tentar seguir as placas, vamos seguir a sua aventura. Na primeira parte da matéria do Jornal Anhanguera 1ª edição, o turista tenta chegar ao setor Campinas.

O setor Campinas, pelo o que me contaram - eu ainda não me aventurei por lá - é como se fosse a 25 de Março em São Paulo. Eu ainda preciso conhecer, mas e a preguiça? Dizem que é um bom local para comprar por possuir preços bem competitivos e uma enorme variedade.

Já na segunda parte da matéria, o desafio é chegar no Mercado Central de Goiânia (Rua 3, 322, Centro. Telefone 62 3524-1324), que é considerado o primeiro mercado de Goiânia. É um centro de  comercialização de ingredientes e degustação de pratos típicos, com destaque para os empadões de palmito e pequi.

Conheci o Mercado no ano passado, quando levamos um casal de amigos para passear por lá. O objetivo principal da visita era mesmo provar o empadão goiano - que merece a mordida!

A visita ao mercado foi rápida, pois o espaço é pequeno se comparado ao de São Paulo. O ponto negativo é o tamanho do estacionamento, com pouquíssimas vagas.

Caldas Novas

Neste final de semana, fomos para a cidade de Caldas Novas. O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, com águas em temperatura que variam de 20º a 60º (fonte Wikipédia). Por estar a apenas 168Km de Goiânia, os goianos adoram a cidade. Dúvida? Basta perguntar o que eles acham de Caldas, que todos vão falar que é ótimo e adoram. Outro dia, ouvi até uma manicure dizendo: "Eu nunca fui, mas adoro Caldas Novas".

Como eu estava dizendo, resolvemos passar um final de semana em família e optamos pelo Hotel Le Jardin - indicação da minha cunhada. O hotel é grande! São 10 andares com 35 apartamentos por pavimento. Obviamente, as piscinas são de água quente - muito quente! Com uma ótima área de lazer: piscinas, ofurô, sala de ginástica, saunas, etc, ficamos o final de semana inteiro dentro do hotel. Se isso é um reflexo de Caldas Novas, eu gostei!

Chegamos na sexta-feira à noite e fomos jantar no Piano's Bar, um restaurante de poucos lugares, decorado por discos de vinil e onde o seu dono, um português, recebe os clientes, cozinha e canta! Sim, ele canta apenas clássicos! É engraçado, mas original! O carro-chefe da casa é o bacalhau. Eu não como bacalhau - que segundo todos da mesa estava divino. Optei pelo risoto de camarão, que não cumpria a definição "risoto" e não me agradou.

Sábado foi dia de aproveitar! Acordamos cedo, tomamos café da manhã no hotel - buffet super completo e delicioso - e piscina! Passei o dia na água quente, com direito a muitas caipirinhas, petiscos e aula de hidroginástica (os professores eram muito animados e foi gostoso fazer a aula). Depois, sauna e mais piscina. Saímos da água já eram 19h30. O dia ajudou, já que o sol ficou escondido boa parte do dia. Se o dia estivesse muito quente, não sei se aguentaríamos ficar tanto tempo na água quente. Por conta do cansaço, optamos também por jantar no hotel.

Domingo: mais piscina e aula de hidroginástica. Não quis conhecer a sala de ginástica, que é bem em frente a uma das piscinas e permite a quem malha acompanhar o que acontece na área de lazer.

Meu sogro e sua esposa não gostaram tanto do hotel por causa do "congestionamento" nos elevadores. Normalmente, eles optam por um outro hotel na cidade, o Rominha (se eu não estiver errada, é este do link), que fica próximo ao centro e é mais aconchegante.

Gostei bastante de Caldas Novas e pretendo voltar mais vezes à cidade. Vale o passeio!


Goiânia, minha nova cidade

Há 1 ano mudei de São Paulo - capital para Goiânia. O motivo da mudança? Casei com um goiano que sonhava em voltar para a cidade natal, e como o meu trabalho permitia, resolvi topar o desafio; e cá estou!

Decidi escrever o blog apenas agora porque consegui enxergar Goiânia por outros olhos - no começo, reclamava muito por conta da dinâmica da cidade. É fato: quem gosta do estresse e da correira de São Paulo, como eu, também acharia um absurdo uma atendente pedir para você ligar depois porque ELA está ocupada, ou um fornecedor atrasar 1hora porque ele não sabia que você tinha compromisso. Oi!?! Pois é!

Enfim, mas apesar de algumas diferenças culturais, a qualidade de vida aqui é ótima! Ponto positivo! As pessoas são abertas a te receber e querem ter você sempre por perto.

Se a sua pergunta foi: "mas qual é o objetivo deste blog?"; respondo agora mesmo: quero mostrar os lugares e as coisas boas de Goiânia! Ou pelo menos, as minhas descobertas pela cidade, o que eu mais gosto por aqui.

Bem-vindos!