sábado, 14 de julho de 2012

Meine Sehnsucht





Ontem voltei a ter aulas de alemão, mas desta vez optei por aulas particulares e em casa. Serão 2 horas por semana dedicadas a aprender uma língua que tem uma forte relação comigo por causa da minha família. Meus bisavós paternos vieram da Alemanha e meu avô foi o único filho a nascer no país. 

Eu sempre gostei da língua, mas o meu avô não passou aos filhos e muito menos aos netos. Ele falou alemão enquanto minha bisavó viveu. Depois disso, raramente pronunciava algo em Deutsch. 

Quando adolescente, eu sempre pedia para que ele me ensinasse algumas palavras. Eu pegava um papel e ia anotando as palavras. Como escreve isso, como fala aquilo. Até que em um domingo, meu avô escreveu "Streichholtzschachtel". Oi? Hã? O desafio era reproduzir a palavra "caixa de fósforo". Nunca esqueci...

Hoje minha meta é aprender a me comunicar bem. Quero, assim que tiver filhos, poder contar a história da nossa família, ensinar um pouco de alemão e incentivá-los estudar a língua. Sem contar que neste mundo de redes sociais, às vezes, troco o português pelo alemão. É claro que qualquer tradutor desvendará a minha frase, mas gosto da ideia de "pensar alto" e escrever coisas que, muitas vezes, não faço em português.

Enfim, não só por isso, mas estas são algumas razões que me inspiraram a aprender alemão! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário