quarta-feira, 14 de março de 2012

CowParade em Goiânia

A CowParade é uma velha conhecida minha. Lá em São Paulo, eu a companhei muitas vezes e sempre com maior destaque para as vaquinhas que ficavam na região da Paulista, onde fica a matriz da Flöter&Schauff Assessoria de Comunicação. É impossível não perder alguns minutos para observar a arte e a criatividade de casa artista. Hoje, por exemplo, vi a "Vaca Ipê-Amarelo" de Gabriel Côrtes, no Lago das Rosas. Pena que não consegui apreciá-la com calma, pois estava de carro. Gosto da alegria de ver as vaquinhas espalhadas por ai; afinal, cada uma desperta uma sensação diferente.

É o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo.

A CowParade surgiu em 1999 e já passou por 55 cidades em todo o mundo. Entre as cidades brasileiras estão: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia. Mais de 5 mil artistas ao redor do mundo já participaram deste evento. Outro número impressionante: estima-se que mais de 150 milhões de pessoas tenham visto uma destas famosas vacas!

Mas, por que vacas? Segundo os organizadores, há algo de mágico nestes animais, que representam coisas diferentes para pessoas ao redor do mundo, ou seja, são sagradas, históricas. Feitas em fibra de vidro, as vacas são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô (que não é o caso de Goiânia, pois não temos metrô aqui), avenidas e parques. E após a exposição, elas são leiloadas e o dinheiro - US$ 22 milhões já foram levantados através destes leilões - é entregue a instituições beneficentes.

ah! E como eu não poderia deixar passar em branco, em 2010, o artista plástico Eduardo Srur decidiu fazer uma intervenção na exposição e instalou dois touros nas vacas em São Paulo. Segundo Srur, "A escultura do touro remete ao touro Bandido, aquele que nunca foi domado em rodeios, personagem de novela, lenda nacional." A organização do evento não gostou nada da ideia do Srur, mas a ação gerou polêmica - alguns gostaram, acharam graça; outros, consideram a cena "forte". (Aqui, você pode ler uma das matérias publicadas na época).
Intervenção feita por Eduardo Srur em uma das vacas da Cow Parade que estavam espalhadas por SP 
Enfim, arte é para ser interpretada pelos olhos de quem vê. O bom é que ela aconteça e não fique restrita.

Serviço
CowParade Goiânia
Data: 13/03/2012 a 06/05/2012
Onde: Praças, parques e avenidas de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário